Londrina - AO VIVO
Ouvir
Publicado em 14/05/2018 às 15:07:00
Reunião vai discutir futuro do Colégio Aplicação, da UEL
Os pais de alunos estão preocupados com o possível fechamento da escola em 2019, caso o governo do estado não volte atrás e a universidade tenha que assumir a administração.

Os pais do Colégio Aplicação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) convocaram uma reunião para discutir o futuro da escola. A preocupação aumentou depois da veiculação da matéria da rádio CBN Londrina sobre um possível fechamento da unidade em 2019. Bruno Cardial, membro da Comissão de Pais destaca que eles querem saber qual a situação do colégio e quais providencias estão sendo tomadas.

A resolução 3736/14, publicada no Jornal Oficial do Paraná prevê a transferência da administração do Colégio Aplicação para a Universidade Estadual de Londrina (UEL) ainda em 2018. Atualmente, a responsabilidade de manutenção e contratação de professores, assim como em outros colégios estaduais, é da Secretaria Estadual de Educação (Seed). O diretor Edmilson Lunardão afirma que a publicação da resolução está equivocada e a direção do colégio tenta reverter isso junto ao governo do estado.

Segundo ele, na época, a universidade havia pedido para assumir a administração do Centro de Educação Infantil do Hospital Universitário (HU) e da UEL. Mas, por um possível erro de digitação, a resolução previu também a transferência do Colégio Aplicação. Diante do equívoco, que só foi percebido neste ano, a direção da escola protocolou um pedido de alteração.

O diretor explica que a única saída para manter o colégio funcionando é mantê-lo sob a administração da secretaria estadual. Se o pedido de alteração da resolução não for aceito, a UEL não tem condições de assumir a escola, que corre o risco de fechar as portas em 2019. Atualmente, o colégio atende mais de 300 alunos do 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Os pais também reivindicam que o governo do estado assuma a responsabilidade das turmas de 1º ao 5º ano, que hoje são comandadas pela secretaria municipal de educação.  

A reunião está marcada para às 18h desta segunda-feira na sala de eventos do Centro de Ciências Humanas da UEL.

Veja também
20/08/2018
Justiça começa a ouvir testemunhas da Publicano 2
Depoimentos das testemunhas de acusação continuam nesta segunda-feira e devem durar até o mês de outubro.
20/08/2018
Secretaria de saúde promete comprar unidade do Castramóvel até o final do ano
A intenção é fazer, diariamente entre 15 e 20 procedimentos em animais de rua.
20/08/2018
Prefeituras de Londrina e Ibiporã são notificadas pelo Tribunal de Contas do Estado por falta de transparência e indícios de irregularidades em compra de medicamentos
Prefeituras admitem erros em divulgação no portal da transparência, mas alegam algumas inconsistências na análise do TCE.
20/08/2018
Caminhada leva turistas a conhecer as belezas naturais de Sapopema
A atividade será no dia 16 de setembro e pretende reunir 300 pessoas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.