Londrina - AO VIVO
Rádio Globo Futebol Clube:
Rádio Globo Futebol Clube
Ouvir
Rádio Globo Futebol Clube - Rádio Globo Futebol Clube
Publicado em 10/10/2017 às 16:30:00
Ministério Público recomenda que os diretores da Cohab e CMTU sejam trocados
A medida segue a Lei das Estatais, que torna as contratações mais rígidas em órgãos públicos.
Ministério Público recomenda que os diretores da Cohab e CMTU sejam trocados

A promotora do Patrimônio Público, Sandra Koch recomendou a troca de diretores da CMTU e da Cohab. O documento foi enviado à prefeitura de Londrina, que tem 30 dias para apresentar ao Ministério Público uma cópia do procedimento utilizado para a nomeação dos diretores e dos membros do Conselho Administrativo. Além disso, a promotoria deu um prazo de 10 dias para que seja criado um comitê estatutário.
A promotora não quis gravar entrevista. No documento, ela alega que a medida visa mais rigor na escolha dos diretores das autarquias, como prevê a Lei das Estatais, que exige a comprovação da experiência profissional, a qualificação técnica e ausência de vedações nas indicações. A recomendação destaca ainda que os diretores e presidentes que estão em desacordo com a lei federal devem deixar os cargos.

A mesma recomendação foi feita na semana passada para o então presidente da Sercomtel Telecomunicação, Luiz Carlos Adati, que deixou o cargo nesta segunda-feira.

A promotora escreveu ainda que as diretrizes valem para as próximas nomeações, que precisam ser aprovadas antes pelo comitê estatutário. E se o município não cumprir as recomendações, o MP pode entrar com medidas judiciais contra ele.

A procuradoria geral do município, por meio de nota, informou que vai cumprir a orientação do MP. Segundo a prefeitura, este problema se originou porque a administração anterior não regulamentou a lei federal em 180 dias como previa a própria lei. E que a atual administração não vê qualquer problema em atender a recomendação em estabelecer o comitê estatutário na CMTU e na COHAB. Os comitês irão então fazer uma análise conforme a lei.

Veja também
23/10/2017
E vem ai mais uma edição do Festival Unicanto de Corais
Este ano, o evento volta para o Teatro Ouro Verde e vai ter a participação de 22 corais brasileiros e internacionais, além das exibições paralelas em espaços abertos e até asilos da cidade.
23/10/2017
Secretaria de Fazenda rejeita recurso de municípios do norte do estado e mantém corte de R$ 1,6 milhão no repasse de ICMS
Trinta cidades receberam por 20 anos o recurso, repassado em compensação à instalação de usinas no Rio Paranapanema. Prefeituras pretendem entrar na Justiça contra decisão mantida pelo governo.
23/10/2017
Secretaria de Agricultura descarta nomeação de novos administradores para os distritos rurais de Londrina
Pedido foi feito durante Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural, mas, segundo secretário, prefeitura não tem condições financeiras de bancar novos cargos. Situação das estradas rurais também foi alvo de reclamações.
23/10/2017
Presidente da Câmara e mais dois vereadores se dizem ameaçados e vão à justiça contra Boca Aberta
Os advogados dos três parlamentares pediram ao judiciário uma ordem de afastamento contra o vereador cassado.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.