Londrina - AO VIVO
Manhã da Globo:
Julio Cesar
Ouvir
Publicado em 14/05/2018 às 19:48:00
Mais de 40 dias sem chuva e produtores de milho angustiados
Lavoura do grão vive situação delicada e já registra perdas. Agrometeorologista afirma que chuva deve chegar nessa quarta-feira a Londrina e região.
Mais de 40 dias sem chuva e produtores de milho angustiados

Um longo período de estiagem. Já são 44 dias sem chuva em Londrina e outros municípios da região. E pra quem estava aguardando com ansiedade a boa notícia, como os produtores de milho, ela está chegando. De acordo com a agrometeorologista do Iapar, Heverly Moraes, pode chover já nesta terça-feira, mas apenas em alguns pontos e em pequena quantidade.

Segundo a agrometeorologista, chuva pra valer, só mesmo na quarta-feira e ela deve durar até o fim de semana. Deve chover em torno de 60 mm nos quatro dias de chuva.

Heverly Moraes afirma que com a chegada das chuvas, o déficit de água no solo da região, que hoje gira em torno de 90mm, deve cair um pouco.

A agrometeorologista ressalta a angústia que vivem os produtores de milho da região. Heverly Moraes diz que a situação é bastante delicada e que muitas lavouras, principalmente as semeadas no início de março, já registram perdas.

Heverly Moraes explica que a falta de água nessa fase da lavoura de milho prejudica principalmente o crescimento dos grãos e da espiga. Quem também sofre com a estiagem dos últimos 44 dias são os produtores de trigo, que aguardam a chegada da chuva para iniciar o plantio.

A agrometeorologista explica que o atraso na semeadura do trigo pode prejudicar a lavoura, já que as geadas atrapalham o crescimento do grão. Outro problema com a alteração no regime de chuvas é o excesso dela na época da colheita do trigo.

Veja também
24/09/2018
Juiz nega liminar e mantém sessão que absolveu Mário Takahashi e Rony Alves
Na decisão, magistrado afirma que vereador não teria legitimidade para propor o mandado de segurança e que anular a sessão seria uma violação à independência do Legislativo.
24/09/2018
Comissão dá parecer favorável ao Projeto de Iniciativa Popular que revoga a Lei do IPTU
Coordenador de Movimento se queixa da demora na tramitação da proposta e líder do Governo na Casa não fala em plano B, mas diz que o Município passa por problemas financeiros e a solução precisa ser discutida em várias frentes.
24/09/2018
Audiência pública vai discutir o futuro do transporte coletivo em Londrina
A intenção é debater os pontos principais do edital de licitação que será aberto para contratar a nova empresa que vai assumir o serviço a partir de 2019.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.