Londrina - AO VIVO
:
Ouvir
Publicado em 12/09/2018 às 14:36:00
Maioria dos eleitores de Londrina é do sexo feminino
Segundo informações do TSE, poucos adolescentes londrinenses se interessam em votar aos 16 anos e o maior público votante tem entre 45 e 59 anos.
Maioria dos eleitores de Londrina é do sexo feminino

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Londrina tem um eleitorado de 372.008 pessoas. Se divididas em idade e sexo, temos 201.537 mulheres aptas a votar e 170.471 homens. Ainda de acordo com o levantamento é possível perceber que a maioria tem entre 45 e 59 anos, que são 98.300 pessoas. Segundo o cientista político Mario Sergio Lepre, isso pode representar votos mais reflexivos. Afinal, pessoas mais maduras tendem a ter passado por mais situações políticas e estão mais experientes em suas escolhas.

Outro dado interessante se refere a pequena quantidade de jovens, com 16 anos, interessados em exercer o voto. Apenas 365 estão aptos, sendo 200 meninos e 165 meninas. Neste caso, a participação no pleito é facultativa. Segundo Lepre, essa situação pode ser analisada de duas formas: os adolescente têm pouco interessante em fazer parte da política ou, isso é reflexo de uma população que está envelhecendo.

Ainda sobre o voto facultativo, é possível perceber, segundo dados do TSE, que em Londrina, 27.035 eleitores cadastrados têm mais de 70 anos. Ou seja, não precisam mais votar nas eleições. Para Lepre, caso optem em participar do pleito, esse público tende a ter uma visão diferenciada com relação aos candidatos. De acordo com ele, parte-se do princípio que são eleitores que conhecem os antigos políticos e a funcionalidade deles.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 7 de outubro.

Veja também
19/11/2018
Prédio do Ministério do Trabalho começa a ser reformado e atendimento é transferido temporariamente para a Agência do Trabalhador, no centro
O espaço tem problemas na estrutura, como rachaduras, infiltrações e defeitos na parte elétrica.
19/11/2018
Estão abertas as inscrições para cursos técnicos em escolas estaduais em 2019
As vagas são limitadas e os cadastros devem ser feitos no SINE nesta segunda e terça-feiras.
19/11/2018
Fórum CBN Londrina Ética nos Negócios traz à cidade a filósofa e pesquisadora Maria Clara Dias
A psicóloga e pós-doutora em filosofia é uma das convidadas do evento e ministra a palestra “Ética e convivência no mundo da tecnologia.”
19/11/2018
Fórum CBN Londrina Ética nos Negócios traz à cidade o filósofo Clóvis de Barros Filho
Doutor e Livre Docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Barros Filho vai ministrar a palestra “Ética, valor e complexidade”.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.