Londrina - AO VIVO
:
Ouvir
Publicado em 14/09/2018 às 14:41:00
Liminar suspende inelegibilidade de Emerson Petriv
Decisão do Tribunal de Justiça anula as consequências da cassação mandato dele. Uma delas, a impossibilidade de se candidatar.

Uma decisão de desembargadora Astrid Maranhão do Tribunal de Justiça (TJ-PR) suspendeu a inelegilidade do ex-vereador Emerson Petriv. O advogado Guilherme Gonçalves explica que as consequências da cassação do mandato dele pela Câmara de Vereadores deixam de ter validade, por terem se embasado em normas internas que já tinham sido consideradas inconstitucionais.

Na decisão, a desembargadora destaca que vale a “suspensão da decisão agravada, possibilitando assim que o agravante não tenha mais contra si, em caráter provisório, a decretação da perda do mandato, até o julgamento do mérito do presente recurso”. Segundo o advogado, isso significa, inclusive, que Petriv pode voltar a exercer o cargo de vereador. Mas, por decisão dele próprio, prefere não voltar à Câmara e vai se manter candidato à deputado federal.

Petriv estava na lista de candidaturas impugnadas pelo Ministério Público Federal (MPF – PR). O motivo era a cassação do mandato dele, que o deixou impossibilitado de se candidatar. Esse parecer ainda não foi julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que tem até o dia 17 para dar um parecer final. Mas, agora, com essa liminar, segundo o advogado, a ação de impugnação perde a validade.

Ele foi cassado em outubro do ano passado por quebra de decoro parlamentar ao fazer uma vaquinha virtual para pagar uma multa eleitoral.

Veja também
16/09/2019
Princípio de tumulto em delegacia de Ibiporã faz delegado manter alerta
No fim do mês passado mais de 40 detentos conseguiram fugir. A cadeia está hoje com 160 presos e tem capacidade para apenas 35.
16/09/2019
Operação conjunta faz pente fino em empresas de aviação agrícola do Norte Pioneiro
Foram vistoriados pátios de descontaminação, oficinas e até pistas de pouso e decolagem. Dos 20 aviões fiscalizados, 12 tiveram as atividades suspensas, 3 foram interditados e 1 foi apreendido.
16/09/2019
Professores aprovados em concurso querem saber se serão convocados para trabalhar nas cinco creches do Município que estão sendo construídas
Com promessa de entrega das unidades agora no segundo semestre e funcionamento já a partir de 2020, eles dizem que falta de informações vem trazendo insegurança para os profissionais.
16/09/2019
Proposta que altera marco regulatório do saneamento básico no país é discutido em reunião pública na OAB
Especialista diz que principal mudança em discussão no projeto de Lei é o estímulo à privatização do setor.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.