Londrina - AO VIVO
:
Ouvir
Publicado em 11/07/2018 às 18:18:00
“Lei do nu artístico” é sancionada em Londrina
O Projeto de Lei surgiu depois de uma apresentação artística envolver um homem nu em espaço em 2017 no Lago Igapó e altera repasses de recursos do Promic.
“Lei do nu artístico” é sancionada em Londrina

Foi sancionada em Londrina a “Lei do nu artístico”.

A apresentação polêmica do Festival de Dança de Londrina em outubro de 2017 fez com que um Projeto de Lei fosse criado e agora aprovado e sancionado, tudo por causa do episódio. A Polícia Militar foi acionada durante a apresentação do artista curitibano Maikon K, no Lago Igapó.

O artista ficou nu dentro de uma bolha de sete metros, no espetáculo DNA de Dan, o corpo dele é coberto por uma substância translúcida. No decorrer da apresentação o gel gruda no corpo dele e, depois, começa a descamar. No último ato, quem quiser, pode ainda ingressar na bolha.

Após esse episódio o vereador Filipe Barros, do PSL, buscou informações sobre o patrocínio do espetáculo que contava com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic. Desde então, começou uma discussão sobre o tema. E como autor do Projeto de Lei conseguiu alterar o repasse de recursos do Promic.

A lei consiste em três fatores: fica vedada a liberação de recursos públicos para condenados ou que tenha cometido algum tipo de crime contra o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; os espetáculos devem ter uma placa indicativa com a idade permitida ao público; e a terceira é que espetáculos com público acima de 18 anos sejam em locais fechados.

Ainda de acordo com Filipe Barros, cabe à própria sociedade fiscalizar e denunciar se constatarem as infrações contidas na lei.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luiza Nascimento Braga, o CMC é contrário à Lei que no entendimento do Conselho não contempla os anseios da sociedade como era esperado. E que a lei municipal se coloca acima da leis federais.

Veja também
18/01/2019
Ex-chefe regional do IAP assume a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Londrina
Ronaldo Deber Siena toma posse do cargo nesta segunda-feira.
18/01/2019
Gaeco pede que Mário Takahashi e Rony Alves continuem longe da Câmara de Vereadores
Promotor afirma que presença dos dois no Legislativo pode atrapalhar a instrução processual e cita suposta coação de Rony Alves a testemunha da Operação ZR3 e que acabou levando o vereador para a prisão.
18/01/2019
UEL abre inscrições para moradia estudantil e gratuita no campus
Estudantes de baixa renda de fora de Londrina podem concorrer a uma das 82 vagas. Além de uma vaga na moradia, alunos também podem solicitar a chamada bolsa permanência, de R$ 300 mensais.
18/01/2019
Resultado do Vestibular 2019 da UEL já está disponível no site da Cops
Nesta primeira chamada, 2.456 estudantes foram convocados pela universidade, sendo 1.324 mulheres e 1.132 homens. Do total de vagas, mais de 1.300 estão sendo ofertadas por meio do sistema de cotas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.