Londrina - AO VIVO
:
Ouvir
Publicado em 11/09/2019 às 15:20:00
Governo estadual retira antecipação de imposto sobre alimentos no Paraná
São 60 mil itens que deixam o regime de Substituição Tributária. Um dos objetivos é aumentar a competitividade entre as empresas.
Governo estadual retira antecipação de imposto sobre alimentos no Paraná

Na lista, mais de 60 mil produtos do setor de alimentos. Os vinhos também entraram na revisão. Esses itens vão deixar o regime de Substituição Tributária (ST). A mudança, por meio de um decreto, assinado pelo governador Ratinho Junior começa a valer em 1º de novembro.

A advogada tributarista Ligia Prado Rosolem explica que essa alteração na forma de arrecadação tende a ser positiva para a cadeia produtiva do Paraná por restabelecer a competitividade das empresas, já que Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul já implantaram essa política.

Ela explica que essa mudança significa que o fabricante deixa de destacar o valor do ICMS para o comerciante, que também não precisa mais pagar esse imposto de forma antecipada, antes de vender o produto, inclusive.

No regime de Substituição Tributária, o valor da Margem de Valor Agregado (MVA) nem sempre é obtido com a venda e gerava um tipo de tabelamento na cadeia. Na opinião da advogada, o pagamento do ICMS sobre os produtos apenas na hora da venda por parte do comerciante ajuda também a deixar o valor mais preciso.

O regime da Substituição Tributária é usado por todos os 27 estados, mas vem sendo reduzido em alguns deles, o que gerou reclamações pela classe empresarial em relação a perda de competitividade.

Veja também
01/11/2019
Período da Piracema começa nesta sexta-feira
Durante quatro meses, é proibido pescar nos rios do Paraná.
01/11/2019
PM cumpre ordem de reintegração de posse da fazenda Palheta em Alvorada do Sul
Os integrantes do MST ocupavam a área desde 2010.
31/10/2019
Garoto de 15 anos suspeito de ter matado a própria mãe e depois tentado matar o padrasto a facadas diz não se lembrar do que fez
Ele foi pego pela polícia perto da escola e na mochila foram encontradas a possível arma do crime e uma máscara de “Dia das Bruxas”.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.