Londrina - AO VIVO
:
Ouvir
Publicado em 15/05/2018 às 18:58:00
Governo do Estado pretende repassar ensino fundamental do Colégio de Aplicação para o Município
Estado e Prefeitura devem se reunir ainda esta semana para discutir o assunto.
Governo do Estado pretende repassar ensino fundamental do Colégio de Aplicação para o Município

A polêmica começou depois que o Governo do Estado publicou uma resolução que previa a transferência da administração do Colégio de Aplicação para a UEL. De acordo com o diretor da escola, Edmilson Lenardão, a resolução foi um erro e já teria sido anulada. A questão foi que paralelo a isso, o Governo também teria a intenção de retirar o ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, do convênio com a UEL e repassar a gestão para a Prefeitura.

O tema motivou uma reunião entre representantes da associação de pais do colégio, da direção da escola, do Núcleo Regional de Educação e da UEL.Segundo Lenardão, a reunião serviu para tirar algumas dúvidas dos pais sobre a situação. O grupo também ficou de preparar um documento reivindicando a manutenção das condições atuais do convênio.

Edmilson Lenardão afirma que, apesar do ensino fundamental ser uma responsabilidade do Município, o Estado também pode assumir a gestão de escolas com características diferenciadas, como é o caso do Colégio de Aplicação.

Segundo Lenardão, atualmente o Colégio de Aplicação é mantido com recursos da UEL e do Governo do Estado. Ainda de acordo com Lenardão, o Município já tem uma parceria com a escola para a educação infantil.

O Governo do Estado se baseia na Lei de Diretrizes Básicas da Educação, que define o ensino fundamental como responsabilidade dos Municípios.

A Prefeitura de Londrina informou que a secretária Municipal de Educação, Maria Thereza Paschoal não participou da reunião no colégio de Aplicação porque tem um encontro para discutir o assunto, ainda essa semana, com a secretária Estadual de Educação, Lúcia Cortez.

Veja também
17/07/2018
Sem chuva há mais de um mês, Londrina entra em estado de atenção por conta da baixa umidade relativa do ar
Índice está bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Com tempo seco, cuidado com a saúde precisa ser redobrado.
17/07/2018
Após divulgação de conversa, advogados de defesa da Comissão Processante da ZR3 pedem investigação contra vereador Filipe Barros
Mensagens mostram que assessor do parlamentar sabia que Rony Alves e Mário Takahashi iriam ser alvos de operação do Ministério Público meses antes de caso vir à tona.
17/07/2018
Mudanças na Lei Estadual de Inovação podem ajudar Londrina a se tornar grande polo de tecnologia
Cidade é a principal do estado na criação de startups, que, depois das alterações, terão mais meios pra captação de recursos e investimentos.
16/07/2018
Ação Civil Pública quer retorno da educação integral para crianças de quatro anos da rede municipal
Ministério Público argumenta que mudança foi um retrocesso, já que retirou direitos já garantidos à população.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.