Londrina - AO VIVO
:
Ouvir
Publicado em 10/12/2018 às 06:26:00
Fiscalização do Crea visita oito obras públicas aqui da região, que para o Tribunal de Contas estavam paralisadas, e descobrem que parte delas já está inclusive concluída
Das quatro obras de Cornélio Procópio fiscalizadas três estavam paradas. Em Jacarezinho, apenas uma obra está suspensa.
Fiscalização do Crea visita oito obras públicas aqui da região, que para o Tribunal de Contas estavam paralisadas, e descobrem que parte delas já está inclusive concluída

A fiscalização começou em meados de outubro e foi concluída agora em dezembro. O objetivo era avaliar se o estágio das oito obras declarado pelas Prefeituras de Jacarezinho e Cornélio Procópio ao Tribunal de Contas do Estado conferia com o verificado em campo pelos técnicos do Crea. A lista das obras a serem fiscalizadas pelo Crea foi elaborada pelo Tribunal de Contas, a partir de certas inconsistências detectadas nos sistemas de informação.

De acordo com o gerente regional do Crea em Londrina, Edgar Tsuzuki, quatro dessas obras públicas ficam em Jacarezinho. Três delas, duas escolas e uma Unidade Básica de Saúde, já estavam finalizadas. A quarta, outra escola da cidade, foi retomada e está em fase final, apesar das informações prestadas pela Prefeitura de Jacarezinho indicarem que estavam paralisadas.

O gerente regional do Crea explica que em Cornélio Procópio a situação é um pouco diferente, apenas uma delas estava concluída. Edgar Tsuzuki afirma que foram fiscalizadas algumas obras importantes na cidade, como a da Unidade de Pronto Atendimento e do Hospital Regional que estão paralisadas, além de duas creches municipais, uma delas também nessa situação, mas que, segundo informações da Prefeitura, deve ser retomada em breve.

No total, as oito obras fiscalizadas aqui na região Norte somam cerca de R$ 20 milhões de investimentos com recursos públicos.

As Prefeituras são responsáveis por atualizar as informações no sistema do TCE. Mas, quando o Tribunal detecta alguma inconsistência, pede ao Crea que cheque in loco a situação. O gerente explica que um convênio firmado em 2006 entre as duas instituições permite aos técnicos do Tribunal entrarem no sistema do Crea, em tempo real, e terem acesso a fotos, coordenadas geográficas e outras informações dos relatórios elaborados pelos técnicos do Conselho.

O Crea tem atualmente 60 agentes de fiscalização no estado, sete aqui na regional de Londrina. No total, foram fiscalizadas em todo o Paraná 50 obras públicas, principalmente escolas e unidades de saúde.

Veja também
26/06/2019
MPF expede recomendação para que Econorte retome serviços em duas rodovias da região
Documento se baseia em decisão da Justiça Federal e multa do DER por descumprimento de cronograma.
26/06/2019
Ministério Público pede prorrogação para mais 90 dias do monitoramento eletrônico de Rony Alves
O prazo para que o vereador afastado use tornozeleira eletrônica terminou nesta quarta-feira.
26/06/2019
Avenida Soiti Taruma fica interditada a partir desta quinta-feira
Secretário de Obras diz que construção de ponte foi a melhor solução para o trânsito e as enchentes na região.
26/06/2019
Comissão das Clínicas Psiquiátricas ouve vereador e assistente social
João Martins e a filha, Greice Kelle de Souza, são citados em depoimentos prestados ao Ministério Público por funcionários e ex-funcionários das duas instituições investigadas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.