Londrina - AO VIVO
:
Ouvir
Publicado em 19/08/2019 às 06:37:00
Entidades e deputados vão se reunir com secretário de infraestrutura para cobrar andamento do projeto de duplicação da PR 445 até Mauá da Serra
Sociedade civil quer saber qual é a realidade do processo. Governador disse que se o projeto da obra for doado, a construção vai mais rápido. Mas, DER afirma que o projeto já esta sendo feito pelo próprio governo.
Entidades e deputados vão se reunir com secretário de infraestrutura para cobrar andamento do projeto de duplicação da PR 445 até Mauá da Serra

Está marcada para esta terça-feira uma reunião em Curitiba, com o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), João Alfredo Zampieri, que vai tratar dos trâmites da obra de duplicação da PR 445 de Irerê até Mauá da Serra. A intenção é saber realmente como está o andamento do projeto. O último encontro entre deputados, entidades da sociedade civil organizada e o superintendente do DER Londrina, Marco Aurélio Sguario terminou com dúvidas e por isso, essa necessidade de esclarecimentos mais precisos.

A primeira notícia da semana era de que o governador Ratinho Junior havia sugerido que as entidades bancassem o projeto da obra para agilizar o trâmite de contratação da empresa que vai executar o serviço. Isso faria com que essa demanda de Londrina ficasse no topo de extensa lista de obras prometidas pelo governo estadual. Mas, no meio da reunião de sexta-feira, o superintendente do DER informou que o Termo de Referência fica pronto no final do mês e que o projeto já está em andamento, que vai custar R$ 6 milhões financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento). Sendo assim, esse aporte das entidades não seria tão urgente, como explica o deputado estadual Tercilio Turini.

O presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Antonio Sampaio, que faz parte da Comissão de Infraestrutura, montada para acompanhar as principais obras do estado em Londrina, também afirma que é preciso de uma palavra definitiva por parte do governo. Dessa forma, as entidades vão ver a viabilidade ou não de bancar parte do projeto para agilizar a execução.

Segundo o superintendente do DER, Marco Aurélio Sguario, que não quis gravar entrevista, Londrina está sendo tratada com prioridade. O projeto que está sendo feito deve demorar um ano para ficar pronto. Depois, começa a escolha da empresa que vai fazer a obra, que consiste em dois lotes, quatro acessos e duas pontes ou trincheiras. O primeiro começa em Irerê e termina em Tamarana e o 2º vai até Mauá da Serra. A previsão orçamentária para fazer a duplicação nos dois trechos é de R$ 6 milhões por km duplicado.            

Atualmente está em andamento a duplicação até Irerê, e está prevista para ser finalizada em julho de 2020. A expectativa que antes do término dessa obra se inicie a continuidade até Mauá. 

Veja também
16/09/2019
Princípio de tumulto em delegacia de Ibiporã faz delegado manter alerta
No fim do mês passado mais de 40 detentos conseguiram fugir. A cadeia está hoje com 160 presos e tem capacidade para apenas 35.
16/09/2019
Operação conjunta faz pente fino em empresas de aviação agrícola do Norte Pioneiro
Foram vistoriados pátios de descontaminação, oficinas e até pistas de pouso e decolagem. Dos 20 aviões fiscalizados, 12 tiveram as atividades suspensas, 3 foram interditados e 1 foi apreendido.
16/09/2019
Professores aprovados em concurso querem saber se serão convocados para trabalhar nas cinco creches do Município que estão sendo construídas
Com promessa de entrega das unidades agora no segundo semestre e funcionamento já a partir de 2020, eles dizem que falta de informações vem trazendo insegurança para os profissionais.
16/09/2019
Proposta que altera marco regulatório do saneamento básico no país é discutido em reunião pública na OAB
Especialista diz que principal mudança em discussão no projeto de Lei é o estímulo à privatização do setor.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.