Londrina - AO VIVO
:
Ouvir
Publicado em 09/08/2018 às 14:51:00
Choque Canil de Londrina conta com sete cães policiais
Segundo o comandante, o número é o suficiente para atender a demanda de localizar pessoas desaparecidas, armas e operações em rodovias.

Sete cães policiais. Este é o número do efetivo do Choque Canil do 5º Batalhão da Polícia Militar (5ºPM) de Londrina. Segundo o comandante, o tenente Marcos Paulo Rodrigues, o número é o suficiente para atender a demanda da região. Ele explica que, atualmente, a corporação treina mais filhotes para o trabalho. Recentemente, alguns tiveram que ser doados, mesmo depois do treinamento, porque não apresentaram desempenho esperado para a função. O que é considerado normal, segundo o comandante.

Entre as funções dos cães do Choque Canil, estão localizar pessoas desaparecidas, armas e drogas e operações em rodovias.

Os cães que não permanecem na corporação, são doados, preferencialmente, para os policiais ou empresas interessadas. O tenente garante que os critérios de doação são rigorosos e que os animais vão para famílias responsáveis pela guarda.

No Paraná, 20 unidades da PM, entre gerais e especializadas, contam com canil. Em Londrina, a construção de um novo espaço de treinamento e moradia dos animais começou há seis anos, mas ainda não terminou. A ampliação foi retomada, segundo o comandante há cerca de quatro meses. O novo canil do 5º BPM promete ser mais confortável e vai poder oferecer, inclusive, serviços de orientação de adestramento à comunidade. A ideia é que o espaço tenha cozinha, depósito, ambulatório e baias reestruturadas para os cães.

De acordo com o comandante, os animais do canil têm idade para começar e parar de trabalhar, como um policial. Eles desempenham a função até, mais ou menos, os sete anos de idade. Depois, se aposentam. Quando isso acontece, são levados à Curitiba para leilão. Caso ninguém se interesse, o policial que o instruiu, pode ficar com ele.

Veja também
18/01/2019
Ex-chefe regional do IAP assume a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Londrina
Ronaldo Deber Siena toma posse do cargo nesta segunda-feira.
18/01/2019
Gaeco pede que Mário Takahashi e Rony Alves continuem longe da Câmara de Vereadores
Promotor afirma que presença dos dois no Legislativo pode atrapalhar a instrução processual e cita suposta coação de Rony Alves a testemunha da Operação ZR3 e que acabou levando o vereador para a prisão.
18/01/2019
UEL abre inscrições para moradia estudantil e gratuita no campus
Estudantes de baixa renda de fora de Londrina podem concorrer a uma das 82 vagas. Além de uma vaga na moradia, alunos também podem solicitar a chamada bolsa permanência, de R$ 300 mensais.
18/01/2019
Resultado do Vestibular 2019 da UEL já está disponível no site da Cops
Nesta primeira chamada, 2.456 estudantes foram convocados pela universidade, sendo 1.324 mulheres e 1.132 homens. Do total de vagas, mais de 1.300 estão sendo ofertadas por meio do sistema de cotas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.