Londrina - AO VIVO
:
Ouvir
Publicado em 04/12/2018 às 17:33:00
A partir de sábado celulares piratas serão bloqueados no Paraná
Quem tiver dúvida, pode confirmar a situação do aparelho discando alguns números no próprio celular ou consultando o site da Anatel.
A partir de sábado celulares piratas serão bloqueados no Paraná

A Agência Nacional de Telecomunicações anunciou o bloqueio, a partir do próximo sábado, de todos os celulares do Paraná sem certificação. Todo aparelho regular tem um selo da Anatel no verso da bateria e também no carregador. Mas se você ainda está em dúvida se o seu celular é "pirata", o melhor é discar *#06# e comparar se os 15 números que aparecem são os mesmos do adesivo colado no aparelho. Se os números não forem os mesmos, há grande possibilidade do telefone ser clonado, adulterado ou roubado. A consulta também pode ser feita no site da Anatel.

Além do Paraná, o bloqueio vai ocorrer em mais nove estados. De acordo com a Anatel, os usuários que estavam usando celulares irregulares antes do dia 23 de setembro não serão desconectados. Já quem conectou aparelhos irregulares após essa data foi notificado por mensagens de texto. No total, foram quatro, sempre enviadas pelo número 2828.

As três primeiras alertaram o usuário sobre o celular irregular. Ainda segundo a Agência, na sexta-feira, véspera do bloqueio, o usuário receberá a mensagem: "Operadora avisa: Este celular IMEI XXX é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares”. O IMEI é a identidade do aparelho.

As operadoras de telefonia afirmam que a medida vai aumentar a segurança dos consumidores e das redes de telefonia. A Anatel orienta o usuário que recebeu as mensagens a procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos.

Os celulares hoje incluídos na lista nacional de terminais irregulares, mas por motivos como roubo, furto ou extravio continuarão impedidos de acessar as redes móveis do país. A identificação dos aparelhos irregulares é feita por um sistema informatizado, uma parceria entre as operadoras, os fabricantes e a Anatel. Atualmente, o bloqueio dos aparelhos está ativo apenas em Goiás e no Distrito Federal.

Veja também
10/12/2018
Pesquisa mostra que paranaenses podem terminar 2018 menos endividados
E o índice de inadimplência caiu no estado no mês passado.
10/12/2018
Morador volta a cobrar rede de esgoto em bairro da região oeste de Londrina
Ele alega que as fossas enchem rapidamente porque não podem ser tão profundas, no local o solo é rochoso.
10/12/2018
Zona Azul cogita operar por meio de aplicativos e os pagamentos poderão ser feitos com cartão de crédito
Hoje o usuário das vagas de estacionamento em diversos pontos de Londrina pode pagar somente em dinheiro e por hora.
10/12/2018
Servidores públicos de Bandeirantes denunciados por peculato e associação criminosa são presos
A justiça determinou a prisão preventiva de quatro servidores que já estavam afastados das atividades.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.